menu

Image Map

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Jogos Vorazes

     Título: Jogos Vorazes
    Autora: Suzanne Collins
     Estrelinhas:  (5)


    "Esperança. É a única coisa mais forte que o medo."

    Jogos Vorazes se passa num futuro distante, onde no lugar dos Estados Unidos, existe um país chamado Panem. Boa parte da população vive em 12 Distritos, extremamente pobres e submissos à Capital. 

    Como punição por uma revolta, a Capital decretou que todos os anos, um garoto e uma garota de cada Distrito seriam sorteados para lutar até a morte, até restar apenas um. Uma espécie de reality show chamado Jogos Vorazes.

     Katniss é, sem dúvida, a protagonista mais forte e determinada que já conheci. Desde os 12 anos, ela se vira sozinha sustentando a mãe  que entrou em depressão após a morte do marido  e a irmã mais nova, Prim. Katniss caça na floresta próxima ao Distrito, junto com Gale.

     Quando o dia da Colheita chega, e Prim é sorteada; Katniss se vê desesperada e se voluntaria para tomar o lugar da irmã no jogo. Assim, na companhia de Peeta Mellark, eles entram na arena.

    Eu me apaixonei por Peeta rapidamente. Não apenas porque ele é aquele personagem que todas as garotas amam, mas porque em meio a tanta violência e morte, ele ainda demonstra seus sentimentos por Katniss na arena. Ele daria a vida por ela, se fosse preciso.

     E mesmo havendo um triângulo amoroso, Katniss não está preocupada em beijar garotos, mas sim em sobreviver e voltar para casa. Muitas pessoas consideram egoísmo da parte dela, mas eu acredito que quando se está correndo o risco de morrer a qualquer instante, a sobrevivência está em prioridade.

     Jogos Vorazes é um dos meus livros favoritos, aqueles que posso ler milhares de vezes e não vou me cansar. Talvez eu tenha gostado tanto do livro, por ser uma história diferente da maioria. Ao mesmo tempo que as mortes horríveis de crianças matando crianças acontecem, um romance é construído. E não me julguem, mas um livro bom sempre tem um romance.

    Sou uma grande fã da Suzanne Collins porque a maneira como ela escreveu na percepção da própria Katniss me fascinou. É um livro onde você aprende a valorizar mais a própria vida e a sentir o quanto é horrível ver uma morte acontecendo ali, diante dos seus olhos. 

   Na arena, é matar ou morrer.

Mandy

Nenhum comentário:

Postar um comentário